Pular para o conteúdo principal

Particular e Privado

Meu IP é meu castelo
Os endereços IP, que identificam os computadores e outros dispositivos ligados à internet, devem ser considerados como informação pessoal e, como tal, protegidos, segundo um grupo de estudos sobre proteção de dados da União Européia.
"Quando alguém é identificado por seu endereço IP, então o dado deve ser considerado informação pessoal", disse o alemão Peter Scharr, que coordena o grupo que prepara um estudo sobre as práticas de serviços de busca como Google, Yahoo e Microsoft, analisando se essas empresas respeitam a legislação européia sobre defesa da privacidade.
O Google discorda da visão do especialista. para o gigantes das buscas, segundo relato da Associated Press, o endereço IP simplesmente identifica a localização de um dado computador, e não quem é o usuário. O que é correto, mas elide o fato de que grande parte dos computadores é usada pelo mesmo indivíduo no mesmo local.
O contrário também é verdade: muitos computadores são usados por um grande número de pessoas diferentes, como as máquinas em cibercafés, coisa que Scharr reconheceu.
A questão tem um jeitão de discussão sobre o sexo dos anjos, mas tem implicações práticas, por exemplo, na maneira como os ampresas arquivam e administram os dados de seus usuários; especialmente, como usam esses dados.
Os grupos de defesa da privacidade, como o Electronic Privacy Information Center (Epic), vêm reivindicando que as empresas sejam mais abertas sobre o que guardam e como guardam os dados dos seus clientes.
As empresas, por sua vezes, dizem que os dados arquivados servem para melhorar "a experiência" do usuário. Sabendo de onde vem uma determinada questão, diz o Google, ajuda a dar uma resposta melhor: "Se alguém digita a palavra ‘football’, receberá resultados diferentes se estiver em Nova York [onde significa futebol americano] ou em Londres [onde significa o nosso futebol]", disse o conselheiro do Google em questões de privacidade, Peter Fleischer.
Marc Rotenberg, da Epic, resume as coisas de forma diferente: "Quanto mais a empresa sabe sobre você, mais valor comercial têm as informações".
Fonte: Folha on line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões Gerenciadores de LAN Houses

Seguem 20 sugestões de gerenciadores de LAN house gratuitos e pagos. As dicas são de Mário Brandão, presidente da ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital): Handy Café - Gratuito http://www.handycafe.com/ VSCyber - Gratuito http://www.vscyber.com/ Odin - Oferece suporte técnico 24 horas. É cobrado uma taxa mensal para usá-lo http://www.odin.com.br/ Internet Manager - oferece suporte e cobra uma taxa para usá-lo http://www.habitus.com.br/ Smart Launch - Ótimo gerenciador, porém não é em português e é pago http://www.smartlaunch.net/ Opticyber - Brasileiro, pago e com suporte, mas segundo alguns donos de lans, tem bugs http://www.opticyber.com.br/ EasyCafe - É pago e segundo alguns donos tem bugs http://www.tinasoft.com/ Timer Café - Brasileiro, com suporte e pago http://www.fad-softwares.com.br/ GRSoft - Brasileiro, com suporte e pago http://www.grsoft.com.br/ Extreme Manager - Brasileiro, com suporte e pago http://www.exmanager.com.br/ Cibergest, existe bugs. http://...

Desktop em 3D?

O BumpTop é um programa que acaba com a monotonia da área de trabalho do Windows. Ele adiciona um cubo 3D ao desktop, alterando completamente o visual do sistema operacional. O software também deixa o visual do micro bem estiloso. Basicamente, porque em cada lado do cubo fica uma área de trabalho diferente. Ao clicar em um dos lados, o cubo rotaciona, deixando o lado escolhido em primeiro plano. O internauta, inclusive, pode distribuir no cubo os ícones dos programas, os arquivos e as pastas. Para movê-los de um lado para outro, basta usar o comando “clicar e arrastar”. O BumpTop adiciona ao desktop um monte de recursos visuais interessantes. Os mais legais são o que simula a criação de pilhas de documentos de arquivos ou pastas e a aplicação de temas. Isso sem falar do recurso que permite colar recados no desktop, no mais famoso estilo post-it. Gratuito, o BumpTop instala no cubo 3D widgets para os serviços Twitter, Facebook e Flickr. O widget do Flickr, por exemplo, troca de tempos...

Internet Perigosa

Especialistas em segurança aumentam alarme sobre continuidade da proliferação de malwares A proliferação de malwares online continua atingir novos recordes e especialistas em segurança estão preocupados com o assunto. Entre janeiro e junho deste ano, o número de programas antivírus falsos detectados saltou 585% de acordo com um relatório apresentado na quarta-feira (30/09) pelo Anti-Phishing Working Group (APWG). No mesmo período, o número de Trojans ligados aos bancos, desenvolvidos para roubar informações de sites do sistema financeiro, aumentou 186%. O número de sites phishing atingiu 49.084, o segundo maior nível desde abril de 2007, quando foram computados 55.643. "A internet nunca esteve tão perigosa", informou David Jevans, chairman do grupo que apresentou o relatório, em comunicado. "No primeiro semestre de 2009, a escalada de phishing atingiu níveis nunca vistos antes. Uma grande preocupação é a sofisticação e a proliferação de softwares maliciosos desenvolvido...